Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Classe Turbellaria

- O grupo inclui cerca de 3000 espécies, distribuidas por ambientes terrestres úmidos, marinhos e de água doce.
- O corpo das planárias está coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme, que se subdivide em músculos circulares e longitudinais, serve apenas para torcer e virar o corpo, por isso então o nome da classe Turbellaria, que significa redemoinho.
- A boca localiza-se na região ventral e está ligada a uma faringe flexível e musculosa (probóscide ou protraída), que pode sair pela boca para sugar os alimentos.
- Seu tubo digestório é ramificado e revestido de células secretoras de enzimas digestivas que digerem em parte o alimento, o restante ocorre no interior das celulas da sua parede intestinal.
- O sistema excretor é formado por um conjunto de células chamadas solenócitos, ou células flama. Estas possuem tufos de cílios que, ao rebaterem, lembram a chama de uma vela. Os batimentos ciliares puxam os resíduos metabólicos das células, coletando-os em um sistema de canais que os envia para fora do corpo através de poros excretores, também chamados nefridióporos.
- São seres monoicos (hermafroditas). Cada indivíduo possui as gônadas masculinas e femininas, (testículos e ovários).
- Sua fecundação é interna e cruzada , ou seja, é necessário que duas planárias copulem, trocando gametas entre si. Durante a cópula, o pênis, ou órgão copulador, de uma planária penetra no poro genital da outra planária até o receptáculo seminal. Ao ejacular os espermatozóides, estes percorrem os ovidutos até encontrarem os óvulos.
- Após esta fecundação cada planária deposita um casulo no ambiente pelo poro genital, contendo ovos. Onde se desenvolvem novas planárias de forma direta.
- Possuem alto poder de regeneração, podendo então fragmentar seu corpo num processo de reprodução assexuada natural chamado de fissão transversal. Que dão origem a novos seres, este processo também pode ser induzido experimentalmente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário